domingo, 23 de abril de 2017

O ORIENTE

O QUE SABEMOS SOBRE OS ÁRABES?



Todas as informações do "outro lado" nos são vedadas, os únicos tipos de notícia do Oriente que a mídia libera para sabermos são as que falam de terrorismos, ataques e guerras para, com isso, diminuírem todo e qualquer interesse pelo mundo árabe, que porventura possamos ter.


O chamado “mundo árabe” – grupo de países considerados como tal – reúne um total de vinte e dois (22) países, dos quais os mais conhecidos são: Arábia Saudita, Argélia, Barém, Qatar, Egito, Emirados ÁrabesKuwaitIraque, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Omã, Palestina, Síria e Tunísia.
Em vários Países árabes o Sistema de Governo é o Sistema Teocrático.
No Sistema Democrático o povo resolve e no Sistema Teocrático é Deus que manda.
Vamos aproveitar aqui para "atualizar" nossos conhecimentos sobre alguns Países Árabes:

       

     ARÁBIA SAUDITA    -    A Maior Reserva de Petróleo do Mundo


A Arábia Saudita, localizada no Oriente Médio, limita-se com a Jordânia, Iraque, Kwait, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã e Iêmen.


A capital é a cidade de Riade e a língua falada no território é o árabe. O regime de governo adotado é o de monarquia absoluta, onde vivem cerca de 30 milhões de habitantes.
País de origem da religião islâmica e, por causa disso, milhões de seguidores dirigem-se todos os anos a Medina e Meca, consideradas cidades sagradas.

Dos 92,83% de muçulmanos, 4,54% são cristãos; 0,42% são budistas, além dos 1,4% que não pratica nenhuma religião.

O ESPORTE NA ARÁBIA
O futebol é sem dúvida, o esporte que mais prêmios deu ao país, ele é representado pela Seleção Saudita de Futebol, com quatro (4) títulos da Copa do Golfo, três (3)da Copa da Ásia e dois (2) da Copa das Nações Árabes.
No ano de 1992, criou-se no país a Copa Rei Fahd, atualmente, Copa das Confederações.
O esporte venceu o obstáculo da tradição no Catar e na Arábia Saudita, que, pela primeira vez, levaram mulheres aos Jogos Olímpicos.
Mulheres Sauditas-Rio-2016 Abertura
A Arábia Saudita, um dos países mais conservadores do Oriente Médio, a nação que já teve o técnico Carlos Alberto Parreira à frente de sua seleção principal masculina de futebol dá um passo largo para abrir novas portas para a igualdade entre homens e mulheres.

Os muçulmanos lembram que sua religião promove a prática dos esportes e o respeito às mulheres, diferentemente do que é disseminado por leigos.
O profeta Maomé encorajava os companheiros a disseminarem o esporte na sociedade. Não existe proibição na nossa religião.


ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO NA ARÁBIA SAUDITA

Princesa Ameerah Al-Taweel
Milhões de meninas e mulheres do reino saudita estão sendo incentivadas à frequentarem as Academias.
Fundada por 
Ameerah Al-Taweel, filha de um príncipe herdeiro da Arábia Saudita, a academia exemplifica as tensões inerentes à boa forma das mulheres na maior economia do mundo árabe e berço do Islã.


O número crescente de academias exclusivas para mulheres no reino mostra um negócio em expansão e faz parte de uma abertura gradual na vida das mulheres em um momento em que elas estão ingressando no mercado de trabalho em maior número e estão expostas a outras culturas por meio das redes sociais e de viagens....
Desde a inauguração, em 2012, uma das Academias, a NuYu, se espalhou por três endereços com quase 4.000 membros.
As redes internacionais Gold's Gym e Curves têm filiais no país para mulheres e a guru saudita da boa forma planeja abrir 20 estúdios de spinning femininos nos próximos cinco (5) anos.
Para quem olha da rua, parecem abandonadas, mas por dentro há muito movimento, com mulheres sauditas tirando suas abayas pretas...                   

As academias interrompem a música durante os horários das orações...


BARÉM

Manama é a capital e também a sua maior cidade.
Manama goza de uma distinta reputação como pólo turístico e cultural regional e internacional, como Capital da Cultura Árabe em 2012, Capital do Turismo Árabe em 2013 e Capital do Turismo Asiático em 2014.
O Barém tem sido um dos cruzamentos comerciais mais importantes do Golfo durante mais de 4.000 anos.
Com uma população de 1.450.000 habitantes, faz fronteira marítima com o Irã, com o Catar e com a Arábia Saudita.
Bahrein foi o primeiro estado do Golfo a descobrir o petróleo, em 1932, e nos últimos 40 anos levou à transição regional para uma economia moderna. Posteriormente, como o primeiro estado do Golfo a afastar-se da dependência do petróleo, tornamo-nos a economia mais diversificada da região.
Em 2002, Bahrein tornou-se uma monarquia constitucional, e um parlamento democraticamente eleito foi estabelecido. Isto marcou o começo de um período da reforma em curso.

CATAR



Doha é a Capital do País e sede da Cidade da Educação, uma área destinada à pesquisa e educaçãoFoi Mozah quem criou uma cidade universitária nos arredores da capital do país, onde estudantes podem assistir a aulas ministradas por professores estrangeiros. 

O Catar foi dominado por persas e outros povos durante milhares de anos, tornou-se independente em 1971 e hoje lidera a lista das nações mais ricas do mundo

A população é de 2 milhões de habitantes, mas apenas 250 mil são catarianos nativos, os quais têm o privilégio de não precisar pagar impostos.
   

Sheika Mozah - Uma das esposas do ex-Emir do Catar, é formada em sociologia e mãe de sete filhos, 
A primeira-dama é relações públicas da Qatar Foundation para Educação, Ciência e Desenvolvimento Social e também embaixadora especial da Unesco para Educação.
Graças à sua influência, a Copa do Mundo de 2022 será no Catar.



EMIRADOS ÁRABES UNIDOS




Capital: Abu Dhabi.
População: 9.523.057 habitantes.
Governo: Federação de monarquias islâmicas.
O Islamismo abrange 76% da população. 
Eles são tolerantes e respeitam a maioria das outras religiões e abrigam grande número de templos e igrejas , mas a divulgação delas não é bem-vista.


Os Emirados Árabes Unidos têm a sexta (6ª) maior reserva de petróleo do mundo.



EGITO


Cairo - às margens do rio Nilo
Capital: Cairo. População: 85 milhões.
Milhões de egípcios trabalham na Arábia Saudita.
O nordeste do Sinai possui depósitos de carvão consideráveis, que são explorados à taxa de cerca de 600.000 toneladas ao ano.
Produzem-se petróleo e gás nas regiões desérticas a oeste, no golfo de Suez e no delta do rio Nilo.


Esfinge de Gizé

A grande esfinge foi construída ao lado da  Pirâmide de Gizé, no Egito por volta da IV () dinastia (2723 a.C.–2563 a.C.). 
Encontra-se no centro do que parece ser o que restou de uma antiga pedreira. 
Possui 73,15 m de comprimento; 20,12m de altura e ocupa uma extensão em largura máxima de 4,17m. O nariz, a serpente Uraeus que ficava na testa e o cavanhaque foram destruídos pela ação do tempo.



JORDÂNIA



A Jordânia fica localizada no vale do rio Jordão, entre o Egito, a Arábia Saudita, o Iraque, a Síria, Israel e a Cisjordânia. 
É considerado pela comunidade ocidental como um exemplo de paz e estabilidade na região devido às suas posições perante o conflito israelo-palestiniano.

O país é hoje um dos destinos turísticos mais procurados. Oferece a segurança que nenhum outro país vizinho pode oferecer e é, por si só, um monumento vivo da História da Humanidade. 
Rainha Rânia e o Rei Abdullah II

Foi residência de Amonitas, Amorreus, Coabitas e Edomitas e a partir do Séc. VII a.C., reino dos Nabateus. Destes restou, entre outras coisas, uma das Sete Maravilhas do Mundo, a famosa, e em tempos perdida, cidade de Petra. 

Tudo isto faz da Jordânia um jardim de monumentos de valor incalculável.
Mas não só de História se faz o país da atual. 
Amã é a capital, uma cidade com 5 mil anos de história onde o passado vive de forma harmoniosa ao lado do presente e do futuro.
Hoje é o espelho de uma nação equilibrada e orgulhosa, que tem vivido tempos de paz e crescimento nas últimas décadas                                                     
As pessoas são prestáveis e simpáticas e falam inglês com alguma facilidade.

          LÍBANO

Beirute - Capital
Conhecido como o país dos cedros milenares, o Líbano é um pequeno país na costa leste do mediterrâneo, entre a Ásia, África e Europa. Seu nome significa “branco”, em virtude dos cumes de neve de suas montanhas durante o inverno.

Mencionado em escritas cuneiformes babilônicas, hieróglifos egípcios, e mais de 90 vezes no Velho Testamento, o país possui um histórico cultural que remonta 3.000 a.C., além de ter sido cenário de passagem dos diversos profetas, das três importantes religiões monoteístas.
No Líbano existem três idiomas oficiais: o árabe, o francês e o inglês; e embora haja pouco mais de 4 milhões de habitantes no país, estima-se que cerca de 12 milhões de libaneses vivam no exterior, sendo mais de 8 milhões deles, somente no Brasil. 
O país comporta diversas comunidades estrangeiras, inclusive uma comunidade brasileira de 10 mil habitantes, e atualmente, mais de 1 milhão de refugiados sírios.
As maiores cidades no Líbano são Beirute, Trípoli, e Zahle, e suas cidades costeiras mais célebres e milenares são Sídon, Tiro e Biblos.
No Líbano, a comunidade religiosa tem mais liberdade e, até representantes no Parlamento.
Há várias Universidades cristãs no País, o que leva grande parte dos cristãos de outros países virem estudar no Líbano.



OMÃ


Mascate


O nome oficial do Omã é Sultanato de Omã.


A capital do país é a cidade de Mascate.
Montanhas, praias, deserto, oásis e desfiladeiro.     A natureza foi generosa com Omã, país do Oriente Médio, colocando em sua superfície belíssimas paisagens.
O sultão Qaboos bin Said, no poder desde 1970, transformou Omã, de país medieval e obscurantista, sem esgoto nem corrente elétrica, em uma nação de vanguarda em assistência sanitária, estradas, escolas, internet e água potável.                       Desde 2003, jovens com mais de 21 anos têm direito ao voto.                                                   Ali, as mulheres estudam, trabalham e dirigem automóveis.             Estão anos-luz à frente da Arábia Saudita e presenciam algo bem diferente da faraônica Dubai, nos Emirados Árabes.

Em Omã, não existem as arquiteturas mais altas do mundo nem a mesquita mais pomposa... 
O que há de extraordinário é a vida cotidiana.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

O UNICISMO E A TRINDADE



O UNICISMO E A TRINDADE

Os muçulmanos, mais de um bilhão e meio (1.600.000.000) de seguidores do Islamismo, religião baseada nos ensinamentos de Maomé, acusam os Cristãos de serem politeístas, por crerem nos três (3) Deuses da Trindade: O Pai, O Filho e O Espírito Santo, mas, existem os Cristãos Unicistas, que creem na Unidade indivisível de Deus. 

A Doutrina do Unicismo exalta o Monoteísmo, explica a Divindade de Jesus e repudia a colocação "Mãe de Deus".

A crença na Trindade foi determinada no Concílio de Nicéia, do Imperador Constantino, onde participaram 318 bispos, no ano 325 d.C.

Constantino (272-337d.C),  dizia ter se convertido ao cristianismo para obter o apoio dos cristãos. Usou essa astúcia com o único intuito de unir o seu vasto domínio; no entanto, não se absteve de renunciar de suas práticas pagãs, para também garantir o poder e apoio dos não cristãos. 
A manobra de Constantino foi puramente política e, a igreja que já estava cansada de tanta perseguição, acabou por aceitar Constantino como o seu líder.

No Credo de Atanásio estão estas palavras:
Quer dizer que é permitido confessar três Deuses e três Senhores, mas que 
é proibido dizer, e isso porque a religião proíbe um, enquanto a Verdade dita o outro."
Este Credo de Atanásio foi composto imediatamente depois de efetuado o Concílio de Nicéia.

Enfim, o que ensina o Unicismo?

O Unicismo é muito debatido por contrariar o Romanismo Papal, porém, é a única doutrina que consegue responder a certas indagações bíblicas, como por exemplo:
1-Qual o Nome de Deus?
"Manifestei o Teu Nome aos homens que do mundo me deste..." (João 17:6)

2-Quem "virá", Jesus ou O Todo-Poderoso?
"Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.                                                                                 (Apocalipse 1:8)

3-Por que João viu só um Trono?
"E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um Trono estava posto no Céu, e UM assentado sobre o Trono.                                                                                                  (Apocalipse 4:2)
4-Por que os Apóstolos batizavam "Em Nome de Jesus"?                            Atos.2:38, 8:16, 10:48, 19:5,

5-Se Todo Poder foi dado à Jesus, Deus ficou sem Poder?
"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Todo o Poder me foi dado, no Céu e na Terra."
                                                                                                                (Mateus 28:18)


Principais versículos que defendem a ideia da unicidade:

"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é Verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna."                                                                   1 João 5:20


À respeito do Batismo, o detalhe que passa despercebido, em Mateus. 28:19, é que Jesus não disse para batizar repetindo a frase "em Nome...", mas disse para batizar as pessoas em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

6-Qual é o Nome do Espírito Santo?...      ...      ...

Enfim, toda dificuldade de compreensão só existe até que se entenda que "Filho" diz respeito ao Corpo criado por Deus.



     ____________________________________________________

           
OS PENTECOSTAIS UNICISTAS


Em 1916Surgiu a Assembleia Geral das Assembleias Apostólicas, quando 156 pastores e suas respectivas igrejas, saíram da Assembléia de Deus
Depois surgiriam outros grupos Unicistas: Assembleias Pentecostais do MundoAssembleias Pentecostais de Jesus Cristo e a Igreja Incorporada
Essas se uniram para fundar, em 1945, a Igreja Pentecostal Unida.
A Igreja Pentecostal Unicista mais famosa é a do Conjunto Voz da Verdade.

________________________________________________________________________________


                                          A "CONGREGAÇÃO CRISTÃ" E O VÉU 

Foi fundada no sul do Brasil, por volta de 1910, pelo italiano Luigi Francescon.

Seu ensino sobre o "véu"somente usado durante as reuniões de Cultos, não encontra nenhuma base bíblica, mas com o desvio de propósito das "Assembleias de Deus", que se esfacelou em vários movimentos, a CCB passou de 2ª para a maior Igreja Evangélica Pentecostal do Brasil e, apesar de também estar vivendo separações e dissidências, ainda é a Igreja que permanece mais firme em seu propósito inicial.
Sua seriedade com a questão do "Temor à Deus" e a dedicação à Oração fazem a grande diferença na denominação. 

Várias outras Igrejas Evangélicas ensinam o "uso do véusomente usado durante os Cultos. Por exemplo: A Igreja no Brasil, a Casa de Oração Para Todos Os Povos, a I.M. Obra da Restauração, e outras.

Nenhum dos Textos sobre o assunto (1 Coríntios 11:6,13 e 15) passa a ideia do uso do véu somente durante os Cultos, muito menos que sejam transparentes.

E aí, também na questão do "véu", os árabes seguem, antes de todos, o real sentido desta Doutrina.

Muitos religiosos gostam de encenar peças teatrais, do tempo dos patriarcas e de Jesusnas épocas que eles consideram "santas", mostrando mulheres israelitas, com seus véus e vestidos longos, na rua e no dia a dia.
Israel secular, de hoje, verdadeiramente, abandonou este e outros costumes, mas os árabes permanecem tementes ao Deus de Abraão, de Hagar e de Ismael.

Na Verdade de Deus, o uso véu, pela mulher, é constante. Somente o esposo e os "da casa" vêm a mulher sem véu.
As meninas não precisam usar o "véu", mas muitas querem imitar a mãe. 

As Igrejas Evangélicas Pentecostais, que, notadamente, perderam a Unção de Deus, retiraram de seus Costumes tudo o que demonstrava alguma Reverência à Deus, por temerem mais a concorrência das "neo-pentecostais" do que , propriamente, à Deus.

As "neo-pentecostais" são as que vieram ensinando que é possível ser "cheios do Espírito Santo" usando a moda e os costumes mundanos. 

terça-feira, 18 de abril de 2017

HAGAR - GOD'S OTHER SIDE

The little book contains 3 chapters.

The first chapter, "THE SHELTER OF HAGAR"
deals with Hagar's exciting story: How the Angel of God appears to her and tells her about the son she will have, reveals that her name will be Ishmael, her prosperity and strength, centuries before Israel.

The 2nd Chapter: "WHAT DO WE KNOW ABOUT THE ARABIANS?" 
A tour of the Arab World, its beauties and the reasons to know more closely the millenary Culture of the powerful Arabs.

The 3rd Chapter: "THE HISTORY OF THE CHURCH" 
brings to the public knowledge all the slaughters, exterminations and genocides practiced by the "Holy Roman Empire" that created the Roman Church at the expense of the blood of the primitive followers of Jesus.

HAGAR - EL OTRO LADO DE DIOS

El pequeño libro contiene tres capítulos.

La primera Capítulo: 
"EL HAGAR PIT"
se ocupa de la emocionante historia de Agar. Cómo aparece el ángel de Dios hasta ella y le informa sobre el hijo, revela que su nombre es Ismael, su prosperidad y fuerza, siglos antes de Israel.

El segundo capítulo: "¿QUE SABEMOS ACERCA DE OS ÁRABES?"
Un recorrido por el mundo árabe, su belleza y la razón para conocer más cerca de la antígua cultura árabe de gran alcance.

El capítulo 3: "LA HISTORIA DE LA IGLESIA"
trae a la luz pública todas las masacres, matanzas y genocidios practicados por el "Santo Imperio Romano" que creó la Iglesia romana a costa de la sangre de los primeros seguidores de Jesús.