O UNICISMO E A TRINDADE
Os muçulmanos, mais de um bilhão e meio (1.600.000.000) de seguidores do Islamismo, religião baseada nos ensinamentos de Maomé, acusam os Cristãos de serem politeístas, por crerem nos três (3) Deuses da Trindade: O Pai, O Filho e O Espírito Santo, mas, existem os Cristãos Unicistas, que creem na Unidade indivisível de Deus.
A Doutrina do Unicismo exalta o Monoteísmo, explica a Divindade de Jesus e repudia a colocação "Mãe de Deus".
A Doutrina do Unicismo exalta o Monoteísmo, explica a Divindade de Jesus e repudia a colocação "Mãe de Deus".
A crença na Trindade foi determinada no Concílio de Nicéia, do Imperador Constantino, onde participaram 318 bispos, no ano 325 d.C.
Constantino (272-337d.C), dizia ter se convertido ao cristianismo para obter o apoio dos cristãos. Usou essa astúcia com o único intuito de unir o seu vasto domínio; no entanto, não se absteve de renunciar de suas práticas pagãs, para também garantir o poder e apoio dos não cristãos.
A manobra de Constantino foi puramente política e, a igreja que já estava cansada de tanta perseguição, acabou por aceitar Constantino como o seu líder.
Quer dizer que é permitido confessar três Deuses e três Senhores, mas que
é proibido dizer, e isso porque a religião proíbe um, enquanto a Verdade dita o outro."
Este Credo de Atanásio foi composto imediatamente depois de efetuado o Concílio de Nicéia.
Enfim, o que ensina o Unicismo?
O Unicismo é muito debatido por contrariar o Romanismo Papal, porém, é a única doutrina que consegue responder a certas indagações bíblicas, como por exemplo:
1-Qual o Nome de Deus?
"Manifestei o Teu Nome aos homens que do mundo me deste..." (João 17:6)
2-Quem "virá", Jesus ou O Todo-Poderoso?
"Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso." (Apocalipse 1:8)
3-Por que João viu só um Trono?
"E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um Trono estava posto no Céu, e UM assentado sobre o Trono. (Apocalipse 4:2)
4-Por que os Apóstolos batizavam "Em Nome de Jesus"? Atos.2:38, 8:16, 10:48, 19:5,
5-Se Todo Poder foi dado à Jesus, Deus ficou sem Poder?
"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Todo o Poder me foi dado, no Céu e na Terra."
(Mateus 28:18)
(Mateus 28:18)
Principais versículos que defendem a ideia da unicidade:
"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é Verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna." 1 João 5:20
À respeito do Batismo, o detalhe que passa despercebido, em Mateus. 28:19, é que Jesus não disse para batizar repetindo a frase "em Nome...", mas disse para batizar as pessoas em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
6-Qual é o Nome do Espírito Santo?... ... ...
Enfim, toda dificuldade de compreensão só existe até que se entenda que "Filho" diz respeito ao Corpo criado por Deus.
Enfim, toda dificuldade de compreensão só existe até que se entenda que "Filho" diz respeito ao Corpo criado por Deus.
____________________________________________________
OS PENTECOSTAIS UNICISTAS
Em 1916, Surgiu a Assembleia Geral das Assembleias Apostólicas, quando 156 pastores e suas respectivas igrejas, saíram da Assembléia de Deus.
Depois surgiriam outros grupos Unicistas: Assembleias Pentecostais do Mundo, Assembleias Pentecostais de Jesus Cristo e a Igreja Incorporada.
Essas se uniram para fundar, em 1945, a Igreja Pentecostal Unida.
A Igreja Pentecostal Unicista mais famosa é a do Conjunto Voz da Verdade.
________________________________________________________________________________
A "CONGREGAÇÃO CRISTÃ" E O VÉU
Foi fundada no sul do Brasil, por volta de 1910, pelo italiano Luigi Francescon.
Seu ensino sobre o "véu", somente usado durante as reuniões de Cultos, não encontra nenhuma base bíblica, mas com o desvio de propósito das "Assembleias de Deus", que se esfacelou em vários movimentos, a CCB passou de 2ª para a maior Igreja Evangélica Pentecostal do Brasil e, apesar de também estar vivendo separações e dissidências, ainda é a Igreja que permanece mais firme em seu propósito inicial.
Sua seriedade com a questão do "Temor à Deus" e a dedicação à Oração fazem a grande diferença na denominação.
Várias outras Igrejas Evangélicas ensinam o "uso do véu" somente usado durante os Cultos. Por exemplo: A Igreja no Brasil, a Casa de Oração Para Todos Os Povos, a I.M. Obra da Restauração, e outras.
Nenhum dos Textos sobre o assunto (1 Coríntios 11:6,13 e 15) passa a ideia do uso do véu somente durante os Cultos, muito menos que sejam transparentes.
E aí, também na questão do "véu", os árabes seguem, antes de todos, o real sentido desta Doutrina.
Muitos religiosos gostam de encenar peças teatrais, do tempo dos patriarcas e de Jesus, nas épocas que eles consideram "santas", mostrando mulheres israelitas, com seus véus e vestidos longos, na rua e no dia a dia.
O Israel secular, de hoje, verdadeiramente, abandonou este e outros costumes, mas os árabes permanecem tementes ao Deus de Abraão, de Hagar e de Ismael.
Na Verdade de Deus, o uso véu, pela mulher, é constante. Somente o esposo e os "da casa" vêm a mulher sem véu.
As meninas não precisam usar o "véu", mas muitas querem imitar a mãe.
As Igrejas Evangélicas Pentecostais, que, notadamente, perderam a Unção de Deus, retiraram de seus Costumes tudo o que demonstrava alguma Reverência à Deus, por temerem mais a concorrência das "neo-pentecostais" do que , propriamente, à Deus.
As "neo-pentecostais" são as que vieram ensinando que é possível ser "cheios do Espírito Santo" usando a moda e os costumes mundanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário