sexta-feira, 21 de abril de 2017

O UNICISMO E A TRINDADE



O UNICISMO E A TRINDADE

Os muçulmanos, mais de um bilhão e meio (1.600.000.000) de seguidores do Islamismo, religião baseada nos ensinamentos de Maomé, acusam os Cristãos de serem politeístas, por crerem nos três (3) Deuses da Trindade: O Pai, O Filho e O Espírito Santo, mas, existem os Cristãos Unicistas, que creem na Unidade indivisível de Deus. 

A Doutrina do Unicismo exalta o Monoteísmo, explica a Divindade de Jesus e repudia a colocação "Mãe de Deus".

A crença na Trindade foi determinada no Concílio de Nicéia, do Imperador Constantino, onde participaram 318 bispos, no ano 325 d.C.

Constantino (272-337d.C),  dizia ter se convertido ao cristianismo para obter o apoio dos cristãos. Usou essa astúcia com o único intuito de unir o seu vasto domínio; no entanto, não se absteve de renunciar de suas práticas pagãs, para também garantir o poder e apoio dos não cristãos. 
A manobra de Constantino foi puramente política e, a igreja que já estava cansada de tanta perseguição, acabou por aceitar Constantino como o seu líder.

No Credo de Atanásio estão estas palavras:
Quer dizer que é permitido confessar três Deuses e três Senhores, mas que 
é proibido dizer, e isso porque a religião proíbe um, enquanto a Verdade dita o outro."
Este Credo de Atanásio foi composto imediatamente depois de efetuado o Concílio de Nicéia.

Enfim, o que ensina o Unicismo?

O Unicismo é muito debatido por contrariar o Romanismo Papal, porém, é a única doutrina que consegue responder a certas indagações bíblicas, como por exemplo:
1-Qual o Nome de Deus?
"Manifestei o Teu Nome aos homens que do mundo me deste..." (João 17:6)

2-Quem "virá", Jesus ou O Todo-Poderoso?
"Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.                                                                                 (Apocalipse 1:8)

3-Por que João viu só um Trono?
"E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um Trono estava posto no Céu, e UM assentado sobre o Trono.                                                                                                  (Apocalipse 4:2)
4-Por que os Apóstolos batizavam "Em Nome de Jesus"?                            Atos.2:38, 8:16, 10:48, 19:5,

5-Se Todo Poder foi dado à Jesus, Deus ficou sem Poder?
"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Todo o Poder me foi dado, no Céu e na Terra."
                                                                                                                (Mateus 28:18)


Principais versículos que defendem a ideia da unicidade:

"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é Verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna."                                                                   1 João 5:20


À respeito do Batismo, o detalhe que passa despercebido, em Mateus. 28:19, é que Jesus não disse para batizar repetindo a frase "em Nome...", mas disse para batizar as pessoas em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

6-Qual é o Nome do Espírito Santo?...      ...      ...

Enfim, toda dificuldade de compreensão só existe até que se entenda que "Filho" diz respeito ao Corpo criado por Deus.



     ____________________________________________________

           
OS PENTECOSTAIS UNICISTAS


Em 1916Surgiu a Assembleia Geral das Assembleias Apostólicas, quando 156 pastores e suas respectivas igrejas, saíram da Assembléia de Deus
Depois surgiriam outros grupos Unicistas: Assembleias Pentecostais do MundoAssembleias Pentecostais de Jesus Cristo e a Igreja Incorporada
Essas se uniram para fundar, em 1945, a Igreja Pentecostal Unida.
A Igreja Pentecostal Unicista mais famosa é a do Conjunto Voz da Verdade.

________________________________________________________________________________


                                          A "CONGREGAÇÃO CRISTÃ" E O VÉU 

Foi fundada no sul do Brasil, por volta de 1910, pelo italiano Luigi Francescon.

Seu ensino sobre o "véu"somente usado durante as reuniões de Cultos, não encontra nenhuma base bíblica, mas com o desvio de propósito das "Assembleias de Deus", que se esfacelou em vários movimentos, a CCB passou de 2ª para a maior Igreja Evangélica Pentecostal do Brasil e, apesar de também estar vivendo separações e dissidências, ainda é a Igreja que permanece mais firme em seu propósito inicial.
Sua seriedade com a questão do "Temor à Deus" e a dedicação à Oração fazem a grande diferença na denominação. 

Várias outras Igrejas Evangélicas ensinam o "uso do véusomente usado durante os Cultos. Por exemplo: A Igreja no Brasil, a Casa de Oração Para Todos Os Povos, a I.M. Obra da Restauração, e outras.

Nenhum dos Textos sobre o assunto (1 Coríntios 11:6,13 e 15) passa a ideia do uso do véu somente durante os Cultos, muito menos que sejam transparentes.

E aí, também na questão do "véu", os árabes seguem, antes de todos, o real sentido desta Doutrina.

Muitos religiosos gostam de encenar peças teatrais, do tempo dos patriarcas e de Jesusnas épocas que eles consideram "santas", mostrando mulheres israelitas, com seus véus e vestidos longos, na rua e no dia a dia.
Israel secular, de hoje, verdadeiramente, abandonou este e outros costumes, mas os árabes permanecem tementes ao Deus de Abraão, de Hagar e de Ismael.

Na Verdade de Deus, o uso véu, pela mulher, é constante. Somente o esposo e os "da casa" vêm a mulher sem véu.
As meninas não precisam usar o "véu", mas muitas querem imitar a mãe. 

As Igrejas Evangélicas Pentecostais, que, notadamente, perderam a Unção de Deus, retiraram de seus Costumes tudo o que demonstrava alguma Reverência à Deus, por temerem mais a concorrência das "neo-pentecostais" do que , propriamente, à Deus.

As "neo-pentecostais" são as que vieram ensinando que é possível ser "cheios do Espírito Santo" usando a moda e os costumes mundanos. 

Nenhum comentário: