segunda-feira, 27 de maio de 2013

ESTUDO BÍBLICO SOBRE OS HEBREUS



 O Sacerdócio do Senhor Jesus.


Os Hebreus eram os judeus peregrinos. 

O Apóstolo, em sua carta aos Hebreus, sobretudo à partir do capítulo quatro (4), explica, com muitos detalhes, a diferença entre o Sacerdócio, instituído pela Lei "de Moisés", e o Sacerdócio do Senhor Jesus.

O Ensinamento não deixa nenhuma dúvida de que o Serviço de Intercessão de Jesus é Perfeito por não ter sido firmado em figuras,modelos e representações como foi o Sacerdócio Levítico.



O Sacerdócio de Jesus "não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da Vida Incorruptível. 
Porque Dele assim se testifica: Tu és Sacerdote para sempre, segundo a Ordem de Melquisedeque." (Hebreus. 7:16-17)

Observe com atenção as passagens aqui citadas.  

Veja que o escritor mostra ser totalmente desnecessário a re-utilização de ritos judaicos no atual Ministério da Graça:


 A Lei "de Moisés" foi anulada. 


"Porque o precedente mandamento (A Lei "de Moisés") é anulado por causa da sua fraqueza e inutilidade 
(Pois a Lei ("de Moisés") nunca aperfeiçoou coisa alguma e desta sorte é introduzida uma melhor Esperança, pela qual chegamos a Deus." 
(Hebreus. 7:18-19)
"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado..."    (Hebreus. 4:15) 
"Porque todo Sumo Sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados; E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraquezaE por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados."(Hebreus. 5:1-2)

O escritor nos chama atenção para o fato de que nenhum sacerdote se auto denomina sacerdote, mas precisa ser chamado por Deus:
"E ninguém toma esta honra para si, senão o que é chamado por Deus, como foi com Arão."(Hebreus. 5:4)
"Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer Sumo Sacerdote, mas Aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei." ...foi Quem O glorificou. (Hebreus. 5:5)
"Como também (Deus) diz, noutro lugar: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque." (Hebreus. 5:6)
"Chamado por Deus Sumo Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. "(Hebreus. 5:10))
 "Mas este (Jesus) com juramento (Foi constituído Sacerdote, por Deus, com Juramento) por Aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque)," (Hebreus. 7:21)
O qual, (Jesus) nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. 
Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
(Hebreus. 5:7)E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da Eterna Salvação para todos os que lhe obedecem;
(Hebreus. 5:9)
"Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, é, primeiramente, por interpretado, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de Paz; Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece Sacerdote para sempre... (Hebreus. 7:1-3)
De sorte que, se a perfeição fosse (alcançada) pelo sacerdócio levítico (Instituído pela Lei "de Moisés") porque sob ele o povo recebeu a Lei, que necessidade havia de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, (que foi o caso de Jesus) e não fosse chamado segundo a ordem de Arão (Hebreus. 7:11)
Porque Aquele de quem estas coisas se dizem (Jesus) pertence a outra tribo (A Tribo de Judá), da qual ninguém serviu ao altar,Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio."(Hebreus. 7:13-14)
 "mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei."

"De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador (Hebreus. 7:22) 
E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo." 
Portanto, pode salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. 
Porque nos convinha tal Sumo Sacerdote, assim como Este, Santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais Alto do que os céus; 
Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto Ele fez, uma vez, oferecendo-se a Si mesmo. 
Porque a lei ("de Moisés") constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a Palavra do Juramento (de Deus), que veio depois da Lei ("de Moisés"), constitui ao Filho Perfeito Para Sempre. "(Hebreus. 7:23-28)

                                                     

                                                CONCLUSÃO 

"Ora, a suma do que temos dito é que temos um Sumo Sacerdote tal, que está assentado nos Céus à Destra do Trono da Majestade,Ministro do Santuário, e do Verdadeiro Tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem. 
Porque todo o Sumo Sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer. 
Ora, se Ele (Jesus) estivesse na terra, nem tampouco Sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a Lei,Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais... 
"...Faze tudo conforme o modelo que te foi mostrado no Monte (Sinai). 
Mas agora alcançou Ele Ministério tanto mais excelente, quanto é Mediador de uma melhor Aliança que está confirmada em melhores promessas. 
Porque, se aquela primeira (A Lei "de Moisés") fosse irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda (A "Lei" da Graça) 
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma Nova Aliança,Não segundo a aliança que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito... 
Porque esta é a Aliança que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor; 
Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior... 
Quando Ele diz Nova Aliança, envelheceu a primeira (A Lei "de Moisés"). Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. "(Hebreus. 8:1-13)

A Profecia "Perto está", foi muitos séculos antes do Ministério de Jesus. 
"A primeira (Lei) também tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre... (Hebreus. 9:1)
...Estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços; 
Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano... (Hebreus. 9:6-70
Que é uma alegoria (Uma representação) para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço;Consistindo somente em... várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção (o tempo da Graça). (Hebr. 9:9-10)
Mas, vindo Cristo, o Sumo Sacerdote dos Bens Futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, 
Nem por sangue de bodes e bezerros, mas pelo Seu próprio Sangue, entrou uma vez no Santuário, havendo efetuado uma Eterna Redenção. (Hebreus. 9:12)
E por isso (Jesus)é Mediador de um Novo Testamento..."
Observe:
"Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?"... 
Jesus morreu para pagar o Preço e confirmar o Novo Testamento de Vida 

"...O primeiro (A Lei) não foi consagrado sem sangue;
E quase todas as coisas, segundo a Lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão (Pagamento)De sorte que era bem necessário que as figuras (as representações) das coisas que estão no Céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes "(estes = Sangue de animais) 
"Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo Céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio...
Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de Si mesmo. 
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o Juízo,Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. 
Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pode, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, aperfeiçoar os que a eles se chegam. 
Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados, Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste...(Hebreus. 10:1-5)
E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados;Mas Este, (Jesus), havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à Destra de Deus, 
Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados..."(Hebreus. 10:11-14) 
"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo Sangue de Jesus,pelo Novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela Sua Carne,
E tendo um grande Sacerdote sobre a Casa de Deus...Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé...Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque Fiel é O que prometeu.E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras..."(Hebreus. 10:19-24)
"...Sabendo que em vós mesmos tendes nos Céus uma Possessão melhor e Eterna."(Hebreus. 10:34)