terça-feira, 28 de maio de 2013

"OVELHAS DO MEU PASTO"











O ser humano, é muito parecido com a ovelha; considerando-se a natureza e comportamento desse animal...

A Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, por várias vezes, faz essa favorável comparação, da personalidade do homem, criatura, com as peculiaridades da ovelha, gado...

Não esqueçamos também da comparação que a Escritura faz do Espírito Santo de Deus com a pomba, a ave...


Veja: 
A ovelha é, de todos, o animal que melhor representa A DEPENDÊNCIA. 
Ela depende 100% do guia. Sem seu guia, seu pastor, ela fatalmente perecerá, e isso em pouco tempo.
-Por que?
Porque ela precisa do pastor para, quase tudo que faz...

                                
                                                               "O SENHOR é o meu pastor..."

  • Para tirá-la do aprisco (curral)  (Preparas uma mesa na presença dos meus inimigos)
  • Para conduzi-la aos pastos      (Guia-me pelas veredas da justiça)
  • Para defendê-la dos lobos        (Não temerei mal algum, porque Tu estás comigo)
  • Para proporcionar-lhe descanso, (Deitar-me faz em verdes pastos)                                                  
  •           e assim por diante...



    O ser humano tem desejos e sonhos. a pessoa entregue à sua própria vontade é capaz de causar, com facilidade, a auto-destruição.

    Regras, normas e conceitos não são criadas, pelas autoridades, para dominar as intenções naturais dos animais, mas a das pessoas.

    A raça humana, geralmente, quer ter aquilo que já tem dono, 
    • quer ver aquilo que não pode, 
    • quer falar o que ofende, 
    • quer comer o que lhe faz mal, etc... 
    Essas coisas causam problemas. Precisa de domínio. Necessita de quem a controle...
    "Porque os magistrados (Juízes) não são terror para as boas obras...                                                                                                                                     -Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela.                          Porque ela é Ministro de Deus para teu bem.                     (Romanos 13:3-4)                                                                                                            

    As ovelhas, no verão, incomodadas por mosquitos, são facilmente dizimadas. Não é que os insetos devoram o rebanho. Não. Isso não é possível mas, por não terem outra defesa, a não ser a presença do pastor; podem ser levadas à loucura precipitando-se em abismos. 

    Na época que há mais moscas, o inseto deposita ovos na mucosa da narina da ovelha, que não tem pastor.
    As larvas saem dos ovos e adentram a narina do gado ovino. Os animais que sofreram tal invasão buscam rochas, pedras, onde batem com a cabeça até à morte...

    -Entendeu?
    Este é só um dos casos que ocasionam a perda de um rebanho de ovelhas sem pastor. Há outras situações que tornam obrigatória a presença de um pastor junto ao gado ovino.



    "Vocês, ó ovelhas minhas, ovelhas do Meu pasto; homens são; porém Eu Sou o  Deus de vocês, diz o Senhor DEUS."                                            (Ezequiel. 34:31)


    "Então falou Moisés ao SENHOR, dizendo:Oh! SENHOR...  ponha um homem sobre esta congregação,Que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do SENHOR não seja como
                            ovelhas que não têm pastor." 
                                                                                                                                (Números 27:15-17)


    "E, (Jesus) vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam errantes e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor."                                                                                                                  (Mateus 9:36)

    Há uma infinidade de citações bíblicas comparando atitudes humanas com comportamento de alguns animais. Vejamos apenas alguns exemplos:


    "Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçame assim, conseguimos dirigir todo o seu corpo."                                    (Tiago.3:3)
     "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!"                 (Mateus. 23:37)                                                                      
    "E os amorreus, que habitavam naquela montanha, vos saíram ao encontro; e perseguiram-vos como fazem as abelhas..."     (Deuteronômio. 1:44)
    "Cercaram-me como abelhas; porém apagaram-se como o fogo de espinhos; pois no nome do SENHOR as despedaçarei."                                  (Salmos. 118:12)
     "Ouçam esta palavra vocês, vacas de Basã, que estão no monte de Samaria, que oprimem aos pobres, que esmagam os necessitados...    (Amós. 4:1)   
    "Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó meu amor."   (Cantares. 1:9)
    É tão grande a dependência de uma ovelha quanto aos cuidados de um pastor que um simples cãozinho "pequenez", solto a correr, brincando e latindo no pasto, onde estão os ovinos,  pode causar, nada mais e nada menos que, o "estouro" do rebanho.

    Igualmente, a necessidade de um guia, de uma direção firme, é algo natural da alma de cada um de nós.

    Quando as pessoas percebem que a direção delas está muito parecida com o pensamento da multidão, elas desconfiam e começam a questionar a liderança.

    O guia, em todos os casos, é aquele que demonstra, não apenas conhecer o caminho, mas conhecer o melhor caminho, a melhor saída; não para sua vida, mas para o bem maior do povo.

    Observe que, em relação à Guias, pastores, Aquele que é conhecido como O Sumo Pastor (I Pedro. 5:4), reprova, e até mesmo condena, se o estado das ovelhas, daqueles que estão debaixo de uma direção, for "espalhadas" e/ou "dispersas".
    Se as ovelhas estiverem confusas, assustadas e sem norte é porque o que está à frente delas é um falso pastor. Ovelhas pastando enquanto o pastor dorme certamente irão comer ervas daninhas junto com a grama...


    "Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vocês dispersaram as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR."                                                                                                              (Jeremias 23:1-2)


    "As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. 
    Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam. 
    As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse. 
    Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; 
    Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos tirarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que Eu, Eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. 
    Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão."                                                                                                                 (Ezequiel 34:4-12)

    -Não é, bem, o retrato do que está acontecendo? 

    Olha só! O mercenário (João. 10:12-13), aquele que não é pastor, o falso pastor de ovelhas, é sempre covarde (João. 10:12) e ladrão (João. 10:10), vem somente para roubar, matar e destruir, e só tem uma intenção em mente: é apascentar-se a si mesmo, é se dar bem (Ezequiel. 34:2)
    "-O certo não é os pastores apascentarem (cuidarem) das ovelhas?"

    Mas estes não!
    "Eles degolam a que mais tem gordura e ainda se vestem da lã. 
    A fraca eles não fortalecem" (Ezequiel. 34: 3-4),                                    mas deixam que elas se entendam nas "células"...

    Para a doente eles não buscam a cura, e ficam engrupindo o povo com "cura interior" e "regressão",  que é prática de espiritismo...

    O "apostolado" que eles conhecem é o apascentar a si mesmos. Por isso, o Senhor tirará Suas ovelhas das mãos destes mercenários (Ezequiel. 34:10).

    Se você, por acaso, não for tirado é porque você não é Dele. Sinto muito!


    Uma Sociedade pode parecer, à primeira vista, muito civilizada mas, esta mesma sociedade entregue à si mesma adotará posturas, e aprovará leis, para sua própria destruição...