"Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro Céu."
II Coríntios. 12:2
Nunca ouvi, nem li, em toda minha longa caminhada em assuntos de Igreja nenhum Ensinamento, do tipo Oficial, a respeito da existência de vários Céus, outros Céus.
Porém, a Bíblia não deixa dúvida sobre isto:
"Aquele que desceu (Jesus) é também o mesmo que subiu acima de todos os Céus, para cumprir todas as coisas."
Efésios. 4:10
Do ponto de vista da Bíblia e no entender do Cristianismo, Céu sempre diz respeito à Salvação.
É o Lugar da Salvação.
É a conclusão da Obra Redentora.
Entendo que a existência de vários Céus está intimamente ligada à "Galardão"= Recompensa.
A multiforme Sabedoria de Deus proporciona a Salvação com uma abrangência tão grande que o caso da pluralidade dos Céus indicaria diferenciadas Posições para diferentes Níveis de Espiritualidade.
"Para que agora, pela igreja, a multiforme Sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus," Efésios.3:10
"Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme Graça de Deus. I Pedro.4:10
Ou seja:
Fica um pouco difícil conceber que alguém que deu toda a sua vida pela Causa de Deus tenha a mesma Colocação, Galardão de uma outra pessoa que viveu dissolutamente nas coisas do mundo e somente no final de sua vida tenha declarado ter Jesus como Senhor e Salvador.
-Né, não?
É meio complicado aceitar que alguém que tenha dado tanto valor às coisas carnais, com tanto mau testemunho, herde a mesma Posição de um outro que abriu mão de tantas facilidades (I Pedro. 4:14-19) e foi tão Fiel em suas atitudes...
-Você não acha?
Um dos Atributos mais conhecidos de Deus é a Sua Justiça. Deus é Justo!
O Grande Deus entende, como ninguém, os motivos das ações, a razão dos enfraquecimentos, a causa das reações de cada um de nós; mas jamais perderia de vista a questão Fidelidade.
"Os Meus Olhos procurarão os Fiéis da Terra, para que habitem comigo." Salmos. 101:6
"O Senhor...não tem o culpado por inocente..." Naum.1:3